Ads

Xbox Series X será a nova base para jogos multiplataforma, afirma desenvolvedor

 News. No entanto, o SSD do PlayStation 5 deve oferecer algumas vantagens a seus jogos exclusivos

1


Dois anos após o PlayStation 5 e o Xbox Series X|S chegaram às lojas, o mercado de games finalmente chegou ao ponto no qual está pronto para deixar de lado o PlayStation 4 e o Xbox One. Segundo Ricardo Casteiro, um dos donos e produtor da Camel 101, isso vai fazer com que muitas empresas passem a usar a plataforma mais poderosa da Microsoft como base para a criação de games multiplataforma.

Em uma entrevista concedida ao site Gaming Bolt, Casteiro afirmou que, enquanto o PlayStation 5 tem um SSD com velocidades maiores do que o console concorrente, isso só deve trazer benefícios notáveis para os jogos exclusivos da plataforma. Segundo ele, a velocidade básica de 2,4 GB/S encontrada no Xbox Series X é mais do que suficiente para que criadores carreguem informações sobre fases e texturas de maneiras que os jogadores sequer vão notar.

Foto: Divulgação/Microsoft

O carregamento em segundo plano de partes dos níveis passará despercebido pelos jogadores, e manter o uso de VRAM baixo permitirá jogos mais rápidos. Não acredito que haverá diferença significativa, pois a maioria dos desenvolvedores usará a linha de base de 2,4 GB/s ao desenvolver para várias plataformas”, afirmou o produtor da Camel 101.

PlayStation 5 pode ter texturas com maior qualidade

Durante a entrevista, Casteiro afirmou que a situação deve mudar somente no que diz respeito a jogos exclusivos. Nesse caso, os desenvolvedores vão poder trabalhar com maior liberdade e realmente vão ter a chance de explorar o potencial único de cada plataforma — o que, no caso do PlayStation 5, pode trazer vantagens como o uso de texturas com maior qualidade.

A situação pode ser diferente para títulos exclusivos, nos quais as especificações de uma plataforma podem ser usadas até o limite. Por exemplo, texturas com qualidade mais altas podem ser usadas porque o tempo de transmissão vai ser muito menor”, explicou. Ao mesmo tempo, os tempos de carregamento de fases podem ser reduzidos consideravelmente, o que permite criar estilos de gameplay mais rápidos.

A Camel 101 atualmente trabalha no desenvolvimento de Beneath, jogo de terror e ação em primeira pessoa que se passa nas profundezas do oceano. Ainda sem data de lançamento, o título vai receber versões para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC e promete trazer um grande foco no gerenciamento de recursos

Postar um comentário

0 Comentários