Migração de conversas do Android para iPhone O WhatsApp começou a liberar a ferramenta de migração no ano passado.
O recurso tornou-se um baita benefício para quem trocava de sistema operacional. Mas havia um problema: até então, os usuários só podiam levar suas conversas e outras informações do iPhone para Android.
Isto, felizmente, mudou.
Em julho, o WhatsApp disponibilizou a ferramenta para levar as informações do Android para iPhone. Isto significa que, caso você compre um celular da Apple, você não perder o seu histórico de chats se o seu celular antigo for da Samsung, Motorola, Xiaomi e afins.
O procedimento, no entanto, não é muito simples.
Ferramenta de migração do WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp) Reações com emojis O WhatsApp liberou a reação com emojis em maio. A novidade, que aproxima o mensageiro do Instagram, permite que os usuários utilizem as figurinhas para interagir com mensagens trocadas.
Depois, em agosto, o WhatsApp disponibilizou o uso de qualquer emoji nas reações.
O WhatsApp também preparou uma opção para criar enquetes.
Similar ao Telegram, o recurso permite que os usuários criem votações em conversas em grupo ou individuais para escolher um restaurante, nome de um projeto, entre outras possibilidades.
Os avatares 3D personalizados também chegaram ao WhatsApp.
Reações no WhatsApp (Imagem: Divulgação) Faça anotações no WhatsApp Você já criou uma conversa com você mesmo para fazer anotações?
A técnica ajuda muitas pessoas que buscam um lugar rápido para escrever notas pequenas, como endereços, telefones e afins. Mas o WhatsApp está melhorando esta alternativa.
No fim de novembro, a equipe do mensageiro disponibilizou uma maneira nativa para enviar mensagens para você mesmo.
Assim, não será mais necessário recorrer a gambiarras para aproveitar o atalho.
Novo recurso do WhatsApp permite enviar mensagem para você mesmo (Imagem: Divulgação / WhatsApp) WhatsApp Premium para empresas A Meta oficializou o WhatsApp Premium em maio. O modelo por assinatura voltado para empresas oferece uma ferramenta para criar um link único para entrar em conversas.
Outra novidade consiste em permitir o gerenciamento de conversas em até dez dispositivos, aumentando a limitação atual de apenas quatro.
A função já começou a ser liberada para os usuários.
Link personalizado e conexão para mais aparelhos são duas novidades do plano pago do WhatsApp Business (Imagem: Divulgação / Meta) Ouvir áudios em outras conversas Você não precisa mais esperar o fim de um áudio para acessar outra conversa.
Em 2022, o WhatsApp passou a permitir que as mensagens de voz continuem em reprodução mesmo ao acessar outros chats.
Os usuários ainda podem controlar a reprodução da mídia através de uma pequena barra no topo da tela, com um botão para pausar o som.
Mas aqui vai uma notícia ruim para quem não gosta de mensagens de voz: o WhatsApp está se preparando para lançar status de áudio.
Sim, a ferramenta que permite publicar textos, fotos e vídeos deve ganhar um botão de microfone entre as opções para gravar áudios e compartilhar com seus contatos.
WhatsApp ganha melhorias na ferramenta para ouvir áudios (Imagem: Reprodução/Tecnoblog) Chamadas de voz com até 32 pessoas Gosta de reunir seus amigos para conversar por ligação no WhatsApp? Aqui vai uma boa notícia: a plataforma agora aceita até 32 pessoas na mesma chamada.
A novidade foi oficializada pela Meta em setembro .
Mas esta não é a única novidade. Na mesma ocasião, o mensageiro também recebeu uma função para gerar links para chamadas de vídeo.
Assim, você não precisa ter todo mundo na agenda para fazer uma videoconferência.
WhatsApp ganha função para entrar em chamada de video por links (Imagem: Divulgação) Comunidades do WhatsApp O WhatsApp oficializou as Comunidades em abril.
A função, que permite reunir grupos que tratam de um assunto em comum, garante diversas opções para facilitar o gerenciamento das conversas coletivas.
O recurso já começou a ser liberado. Mas, devido às eleições de 2022, a novidade ainda não está disponível aos brasileiros.
No futuro, o WhatsApp também deve oferecer uma opção controlar a entrada de pessoas em grupos via link.
Com esse recurso, os administradores poderão controlar melhor suas conversas coletivas, podendo criar uma barreira adicional para aprovar (ou não) a entrada de pessoas.
Os grupos para 1.024 participantes também já estão sendo distribuídos.
Comunidades do WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp) Adeus, status online! O mensageiro sempre indica quando o usuário utiliza o aplicativo, mostrando para todos os contatos o status “online”. Felizmente, a equipe responsável pelo app está preparando uma opção para esconder esse indicador.
Ao entrar na seção de privacidade, será possível definir quem tem acesso ao aviso: qualquer pessoa, seus contatos ou ninguém.
O mensageiro também está bloqueando prints de fotos que só podem ser vistas uma vez.
WhatsApp terá opção para ocultar o status “online” (Imagem: Reprodução/WABetaInfo) Ative a verificação em duas etapas A autenticação em duas etapas é um recurso fundamental para você deixar a sua conta mais segura. Através dela, os usuários podem evitar invasões, já que, além do código aleatório de seis dígitos, é preciso digitar uma senha pessoal fazer acessar a conta.
Assim, somente quem tem a credencial consegue autenticar no aplicativo.
O problema é que nem todos os usuários utilizam a camada extra de segurança.
Felizmente, o WhatsApp está preparando uma tela para recomendar a ativação da autenticação em duas etapas. O problema é que, mesmo com a mudança, o recurso não vai se tornar obrigatório.
WhatsApp vai orientar o uso da verificação em duas etapas (Imagem: Reprodução/WABetaInfo) Encontrar estabelecimentos próximos O WhatsApp liberou uma novidade que promete ajudar muitas empresas.
Em fevereiro, a Meta liberou uma atualização que permite encontrar lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais nos arredores, similar ao Google Maps.
É possível localizar empresas nas proximidades (Imagem: Divulgação/WhatsApp) Mais segurança no WhatsApp Em março, o WhatsApp anunciou o Code Verify, extensão que verifica se a versão web do mensageiro sofreu adulteração.
Desenvolvida em parceria com a Cloudflare, a ferramenta faz uma comparação de hashes para fazer a análise. Se alguma dessas sequências de caracteres estiver diferente, significa que houve uma adulteração.
Para reforçar a segurança e evitar roubos de contas, o WhatsApp tambem planeja lançar um sistema de verificação dupla.
A novidade pretende dificultar a ação dos criminosos de um jeito simples: se eles inserirem o primeiro código, o aplicativo dará um alerta ao usuário, avisando que outra pessoa está tentando entrar na conta.
Para confirmar o login, a plataforma vai enviar outro código por SMS para só então liberar o acesso.
Também para fortalecer a segurança, o WhatsApp está trabalhando em uma tela de bloqueio com senha para as versões web e desktop.
Code Verify para Edge (Imagem: Reprodução/Meta) Suporte via chat dentro do WhatsApp Em janeiro, o WhatsApp iniciou os testes de um recurso que permite entrar em contato com um representante da plataforma para solucionar problemas.
Felizmente, essa novidade foi bem recebida na versão beta e já está disponível para todos os usuários.
Para entrar em contato com o suporte do WhatsApp pelo aplicativo, você precisa acessar as configurações do mensageiro, e, em seguida, entrar no menu “Ajuda”. A resposta chegará através de uma conversa dentro do próprio aplicativo.
No entanto, é importante ficar atento: o WhatsApp só vai retornar as solicitações usando uma conta verificada. Portanto, caso alguém entre em contato após a solicitação de suporte, verifique se o perfil possui o selo verde.
Suporte do WhatsApp no app (Imagem: Reprodução/Tecnoblog) Enfim, um botão para editar mensagens Enviar uma mensagem com erro de digitação é bem comum. Por isso, a equipe do WhatsApp está preparando um botão para editar mensagens compartilhadas com outros usuários.
A função deu as caras em uma compilação experimental do mensageiro e é uma das mais aguardados pelo público.
A empresa também pretende lançar um recurso que permite reverter mensagens apagadas por engano.
Essa nova opção consegue desfazer a exclusão individual de um conteúdo, algo muito útil em situações onde o usuário escolheu o botão “Apagar para mim” quando, na verdade, queria pressionar o “Apagar para todos”.
Se você excluiu uma mensagem por acidente, também poderá desfazer o processo com um único toque.
WhatsApp prepara botão para editar mensagens (Imagem: Reprodução/WABetaInfo) O que também está por vir? A plataforma vem desenvolvendo outros recursos que ainda não estão disponíveis ou não chegaram a todos os usuários.
Após flexibilizar o uso de um mesmo número em vários dispositivos, o WhatsApp está se preparando para permitir o uso de uma conta em dois celulares simultaneamente.
Isso significa que, com a nova arquitetura, você poderá usar o mesmo número em dois aparelhos diferentes, incluindo tablets com Android.
A equipe do mensageiro também vem trabalhando em uma solução para evitar incômodos ao sair de um grupo.
Com a novidade que será implementada no futuro, o aplicativo vai limitar o alerta de saída aos administradores. Assim, caso um usuário decida ir embora, os membros não serão notificados no chat.
A equipe do mensageiro também estão desenvolvendo uma função para guardar backups de conversas em outros lugares.
Dessa forma, será possível guardar o backup em mais locais além do Google Drive. A descrição do recurso informa que “todas as conversas e mídias (como fotos, vídeos e arquivos) estarão incluídos”.
Acompanhe o Tecnoblog diariamente para não perder nenhuma novidade sobre o WhatsApp.
0 Comentários